21 de março de 2009

Arquivo Universal - O documento e a utopia fotográfica

No Museu Berardo até 3 de Maio

"Exposição que explora a missão e a história da fotografia, a sua ligação à noção de documento, testemunho e representação histórica, através de 1000 fotografias vintage, centenas de publicações, filmes e documentos datados entre 1851 e 2008, e criados por mais de 250 autores diferentes — desde Lewis Hine a Martha Rosler."

Esta exposição é uma autêntica história da fotografia documental (talvez seja esta a razão pela qual não existe um catálogo, seria demasiado grande e caro (?). Estão apenas disponíveis um guia ou pseudo-guia da exposição e um livro (versão em castelhano) de parte do conteúdo da exposição que foi apresentada no MACBA: "Public Photographic Spaces - Exhibitions of Propaganda, from Prensa to the Family of Man", 1928-55" ed. MACBA. Uma publicação como um jornal, um roteiro ou qualquer outro «documento» que facilitasse identificar o percurso da exposição (já que a orientação dentro da exposição fica um pouco à mercê do bom senso e conhecimentos de cada um) e permitisse ao visitante levar um pouco do que viu consigo (algo mais que a meia de dúzia de fotos e sinopse que contem o guia).
Mas por outro lado, como a entrada é gratuíta podemos ir lá todos os dias se quisermos, para ver um núcleo de cada vez. Uma exposição a não perder.


André Malraux selecting photographs for Le Musée imaginaire ca. 1947

Sem comentários: